O Conceito Bobath na Fisioterapia.
CONHEÇA O MÉTODO BOBATH
O conceito Bobath oferece uma abordagem de resolução de problemas, através da avaliação e tratamento.
“Uma forma completamente nova de se pensar, observar e interpretar o que o paciente está fazendo e, então ajustar o que existe de técnicas disponíveis – para ver e sentir o que é necessário e possível para que eles conquistem. Nós não ensinamos movimentos, nós os tornamos possível…” (Bobath 1981).
O fisioterapeuta e o Conceito Bobath
O Fisioterapeuta com formação no conceito Bobath básico infantil, estará apto a avaliar e tratar crianças com paralisia cerebral e distúrbios neuromotores, compreendendo as limitações e habilidades da participação total nas atividades da vida diária, devido ao prejuízo da motricidade, função, sensação, percepção e o cognitivo, resultante da disfunção do sistema nervoso central.
A função é analisada, baseada na compreensão da relação entre a postura, o movimento, o sensorial, a percepção, o cognitivo e os fatores comportamentais. Identificando os componentes essenciais do desenvolvimento motor que habilita o paciente a dominar habilidades necessárias.
Qual o objetivo do tratamento?
O objetivo do tratamento é preparar cada indivíduo para a função, influenciando o tônus pelo manuseio, facilitando e estimulando padrões de atividades mais normais, as quais são fundamentais para habilidades funcionais ou ao mesmo tempo praticar uma função específica.
Enfatiza o desempenho funcional da pessoa e reconhece a importância da sua participação ativa ao seu meio ambiente, adaptado ao padrão CIF. (CIF/OMS, 2001/2002).
Referência:
Capelovich, S., Congress in Leuven, Belgica 2006.
Mayston, M., Artigo “O Conceito Bobath Hoje, 2000

Os princípios do Centro de Reabilitação Vitória fundamentam-se nos valores éticos e morais, também o respeito, a honestidade e a lealdade. Como referência salientamos o respeito, a diversidade e a qualidade na proposta ofertada.