Vitória – Centro de Reabilitação e Terapia Neuromotora Intensiva

O Conceito Bobath na Fisioterapia.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

CONHEÇA O MÉTODO BOBATH


 

O conceito Bobath oferece uma abordagem de resolução de problemas, através da avaliação e tratamento.
“Uma forma completamente nova de se pensar, observar e interpretar o que o paciente está fazendo e, então ajustar o que existe de técnicas disponíveis – para ver e sentir o que é necessário e possível para que eles conquistem. Nós não ensinamos movimentos, nós os tornamos possível…” (Bobath 1981).

O fisioterapeuta e o Conceito Bobath

O Fisioterapeuta com formação no conceito Bobath básico infantil, estará apto a avaliar e tratar crianças com paralisia cerebral e distúrbios neuromotores, compreendendo as limitações e habilidades da participação total nas atividades da vida diária, devido ao prejuízo da motricidade, função, sensação, percepção e o cognitivo, resultante da disfunção do sistema nervoso central.

A função é analisada, baseada na compreensão da relação entre a postura, o movimento, o sensorial, a percepção, o cognitivo e os fatores comportamentais. Identificando os componentes essenciais do desenvolvimento motor que habilita o paciente a dominar habilidades necessárias.

Qual o objetivo do tratamento?

O objetivo do tratamento é preparar cada indivíduo para a função, influenciando o tônus pelo manuseio, facilitando e estimulando padrões de atividades mais normais, as quais são fundamentais para habilidades funcionais ou ao mesmo tempo praticar uma função específica.

Enfatiza o desempenho funcional da pessoa e reconhece a importância da sua participação ativa ao seu meio ambiente, adaptado ao padrão CIF. (CIF/OMS, 2001/2002).

Referência:
Capelovich, S., Congress in Leuven, Belgica 2006.

Mayston, M., Artigo   “O Conceito Bobath Hoje, 2000

 

 

 

Inscreva-se em nossa newsletter