Vitória – Centro de Reabilitação e Terapia Neuromotora Intensiva

Conheça o Método Bobath

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

início:

O Conceito Neuroevolutivo Bobath
 foi criado e desenvolvido no início dos anos 1940 pelo Dr. Karel Bobath (médico) e por Berta Bobath (fisioteapeuta). Por 5 décadas clinicaram em seu Centro de Tratamento em Londres.  Eles realizaram cursos em regime de pós-graduação nos Estados Unidos. Desta forma, o Conceito Bobath, ficou conhecido como Neuro-Developmental Therapy (NDT).

 “O Conceito Neuroevolutivo-Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação e tratamento. Propõe o gerenciamento do individuo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a danos motores, (incluindo tônus muscular e padrões de movimento)  funções sensoriais, perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do SNC – Sistema  Nervoso Central”. (Mayston, EBTA 2004).
 O tratamento neuro-evolutivo Bobath, é baseado no trabalho do Dr. Karel e Berta Bobath, voltado a trabalhar com crianças paralisia cerebral e suas desordens de movimento.  Essa era uma noção inovadora nos anos 40 e 50 quando problemas de movimento eram avaliados e tratados com métodos periféricos de alongamento muscular individual, força e reeducação.
Desde sua concepção, a filosofia Bobath tem crescido e se desenvolvido quando novos entendimentos do movimento e controle de movimento têm surgido.

Um método que mudou a compreensão da importância do tratamento precoce:

Nas décadas de 60, Mary Quinton, fisioterapeuta, e Dra. E. Köng, pediatra, iniciaram treinamento com terapeutas na Suiça, com Abordagem de Tratamento Neuro-evolutivo (Bobath).
A ênfase de seu trabalho foi com bebês, para observar se era possível prevenir as deformidades incapacitantes de uma paralisia cerebral que era visto mais tarde. Desde cedo, Mary Quinton, pioneira no tratamento de bebês, com suporte e liderança da Dra. E. Köng, tornou o conceito do tratamento precoce efetivo para muitos terapeutas do mundo todo. Seu trabalho mudou substancialmente a compreensão da importância do tratamento precoce e tem demonstrado sua habilidade para mudar a qualidade da vida dos bebês de risco e mesmo com bebês com padrões de movimento anormais.

Esta técnica enfatiza a inibição/integração de padrões posturais primitivos anormais, promove o desenvolvimento de reações posturais e adequação do tônus muscular.

Quando se deve começar o tratamento?

O tratamento deve ser o mais precoce possível, e dessa forma o terapeuta Bobathiano ajuda a estabelecer os esquemas de movimento mais fundamentais,seguindo tão de perto quanto possível, as etapas do desenvolvimento motor típico, além de prevenir possíveis complicações.

Quem pode receber o tratamento?

O Conceito Bobath é executado por profissionais nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, após realizar a formação básica de 285 horas. Pode ser aplicada não só para crianças, mas também para adolescentes e adultos com patologias neurológicas, tais como Paralisia Cerebral, Acidente Vascular Cerebral, Síndromes genéticas com distúrbios sensório motores entre outros, além de ser possível a associação desse método com outros na área de Neuro-Reabilitação como por exemplo o Pediasuit.

O Centro Vitória conta com uma equipe de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos capacitados para o atendimento
pelo Conceito Neuroevolutivo Bobath, sendo uma ferramenta fundamental para quem trabalha na área de Neurologia.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Inscreva-se em nossa newsletter