Vitória – Centro de Reabilitação e Terapia Neuromotora Intensiva

Bobath

Bobath - Vitória - Centro de Reabilitação e Terapia Neuromotora Intensiva - metodos bobathO princípio do Conceito Bobath é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais. No Conceito Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si.

O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais, sendo uma abordagem para a avaliação e tratamento do indivíduo com distúrbios de movimento, função e controle postural, devido a uma lesão do sistema nervoso central.

O objetivo principal do tratamento é estimular e aumentar a capacidade do individuo para realizar o movimento funcional o mais próximo da normalidade possível. Os movimentos normais não podem ser obtidos, se o individuo permanecer em algumas posturas e movimentos de forma desordenada.

O tratamento visa ajudar o individuo a mudar suas posturas e seus movimentos anormais para que ele seja capaz através de uma maneira confortável a se adaptar ao ambiente e desenvolver uma melhor qualidade de realizar suas atividades funcionais.

No Conceito Bobath são utilizados os seguintes equipamentos: bolas bobath, rolos, andadores, prancha de equilíbriopropriocepção, talas extensoras de membros superiores e inferiores, órteses suropodálicas, stand in tables, espelho, etc.

O Tratamento inclui técnicas de inibição, facilitação e estimulação, essas técnicas são ajustadas frequentemente de acordo com as necessidades de cada um dos pacientes atendidos. Os objetivos dessas técnicas são diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

A indicação de cada equipamento e de cada técnica que envolve o Conceito Bobath depende do diagnóstico, do comprometimento neuropsicomotor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente que são atendidos pelo Fisioterapeuta.