A fisioterapia respiratória visa a otimização do transporte de oxigênio no organismo, elimina as secreções acumuladas no pulmão proporcionando melhora da respiração. Atua no pré e pós operatório de doenças como: pneumonia, asma, bronquite crônica, bronquiolite, bronquiectasia, atelectasias, enfisema pulmonar (DPOC), entre outras.
A fisioterapia respiratória, indicada tanto para a prevenção quanto para o tratamento de pacientes com distúrbios pulmonares agudos ou crônicos em qualquer faixa etária.
O objetivo é manter a função respiratória máxima, impedindo a progressão da doença e o acúmulo de secreções, além disso, existem outras técnicas que proporcionam a melhora da ventilação pulmonar e consequentemente a melhora nas trocas gasosas. Outra meta da fisioterapia, nos pacientes pneumopatas, é otimizar a função muscular no aspecto de ganho de força e na melhora da capacidade de realizar exercício aeróbio, tudo para que o paciente possa ter uma rotina mais saudável, com qualidade de vida e sem grandes transtornos.