Vitória – Centro de Reabilitação e Terapia Neuromotora Intensiva

Psicologia

Psicologia - Vitória - Centro de Reabilitação e Terapia Neuromotora Intensiva

O processo de reabilitação física de um paciente deve ter por objetivo verificar e identificar possíveis ocorrências de déficits cognitivos, alterações afetivo emocionais, incapacidades físicas, bem como os quadros de patologias associadas e comorbidades. Além disso, também deve abranger a inserção social do paciente reabilitado, ampliação e fortalecimento de suas redes sociais.

O papel do psicólogo em uma equipe de reabilitação é a avaliação, acompanhamento, psicodiagnóstico e tratamento psicoterapêutico, individual e em grupo, a fim de identificar os aspectos das funções cognitivas e afetivo emocionais, bem como aspectos da personalidade e comportamento. A partir daí, é possível estabelecer relação de todo o funcionamento do sujeito com possíveis alterações causadas por qualquer tipo de deficiência.

O Setor de Psicologia do Centro de Reabilitação Neurológica Vitória, realiza acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes que frequentam o Vitória. O acompanhamento dá-se-a de forma individualizada e/ou grupal, como também dentro de uma dinâmica de atendimento multidisciplinar.

Junto às mães e os pais do Centro, a Psicologia proporciona conduta terapêutica especializada, e ainda, trabalhos importantes de dinâmicas de grupos, onde salientamos e estudamos temas de interesses propostos pelos pais, responsáveis e terapeutas que norteiam o “mundo” das crianças e adolescentes.

“Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” Hermann Hesse

 O setor de Psicologia do Centro Vitória conta com duas psicólogas especializadas Maria Sheyla Comparim e Rita de Cássia Cerqueira.