Vitória – Centro de Reabilitação e Terapia Neuromotora Intensiva

Reeducação Visual

Reeducação Visual - Vitória - Centro de Reabilitação e Terapia Neuromotora Intensiva

Reeducar a visa?o e? conduzir a pessoa ao aprendizado do ato de ver, fazendo com que use o resi?duo atrave?s de exerci?cios especi?ficos baseados no funcionamento visual.

Segundo BARRAGA (1985) a reeducac?a?o visual parte de alguns princi?pios ba?sicos e fundamentais, onde pode compreender que enxergar na?o e? uma habilidade inata, ela e? aprendida, e que a capacidade e e cie?ncia visual podem ser aprendidas atrave?s de um programa sequencial de experie?ncias visuais.

Para que serve? 

Favorecer o controle do mecanismo visual e desenvolver a capacidade de discriminar, enfocar, xar e manter o olhar, interpretar as imagens e, dar a oportunidade para a aquisic?a?o da conscie?ncia visual. (BARRAGA, 1985). Vem tambe?m proporcionar a crianc?a condic?o?es de experimentar situac?o?es que propiciem o desenvolvimento das suas func?o?es o?pticas, que se encontram defasadas, estacionadas ou mesmo em estado latente. Este desenvolvimento na maioria das pessoas ocorre de forma natural e esponta?nea.

O que podemos trabalhar na reeducação visual: 

A visa?o uns dos principais canais sensoriais, pois e? atrave?s dela que recebemos a maioria dos esti?mulos para nosso desenvolvimento global. E? por isso que durante a reeducac?a?o visual podemos atuar em diversas a?reas o desenvolvimento.

Pode-se trabalhar os seguintes aspectos:

1 – Luminosidade:

• Fixac?a?o;
• Acompanhamento.

2 – Esquema corporal:

• Identificac?a?o;
• Lateralidade;
• Imitac?a?o de gestos simples;
• Imitac?a?o de gestos complexos.

3 – Cores;
4 – Formas geome?tricas;
5 – Percepc?a?o de gravuras.